Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional visa potenciar o desempenho e autonomia da criança nas suas ocupações. As ocupações são tudo aquilo que a criança realiza no seu dia-a-dia, estas incluem o brincar, aprendizagens escolares e todas as tarefas relacionadas com as rotinas de autocuidado. Desta forma, o papel do terapeuta ocupacional consiste em intervir e potenciar as competências da criança (motoras, sensoriais, cognitivas e sociais) sempre com vista a melhorar o seu desempenho nas ocupações nos diversos contextos.


Deve procurar um terapeuta ocupacional sempre que o bebé/criança apresente dificuldades ao nível das suas competências motoras, sensoriais, cognitivas ou sociais e que estas interfiram diretamente na sua capacidade de realizar as suas ocupações no dia-a-dia nos diversos contextos (casa, escola). Dentro da Terapia Ocupacional deverá sempre procurar um terapeuta especializado na área da Pediatria e com formação especifica para responder da melhor forma às necessidades do seu bebé/criança.


Integração Sensorial de Ayres


A Integração Sensorial é a capacidade do cérebro para processar a informação recebida pelo nosso corpo através dos sentidos, organizando-a para o uso no dia-a-dia. Esta constitui a base para um desenvolvimento sensório-motor, aprendizagem académica e comportamento social adequados. Possuímos 8 sistemas: tátil, propriocetivo, vestibular, visual, olfativo, gustativo, auditivo e a interocepção. Quando existe uma dificuldade do sistema nervoso em regular, processar e/ou interpretar a informação sensorial proveniente de um ou mais sistemas sensoriais e esta dificuldade interfere diretamente no desempenho da criança nas suas ocupações, estamos perante uma Disfunção de Integração Sensorial.

Estamos aqui para si

Para qualquer esclarecimento por favor, contacte-nos

Contactos